segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Ai, que saudades da Amélia!

♪ Nunca vi fazer tanta exigência
Nem fazer o que você me faz
Você não sabe o que é consciência
Nem vê que eu sou um pobre rapaz
Você só pensa em luxo e riqueza
Tudo que você vê você quer

Ai, meu Deus, que saudade da Amélia
Aquilo sim é que era mulher

Às vezes passava fome ao meu lado
E achava bonito não ter o que comer
E quando me via contrariado
Dizia: Meu filho, que se há de fazer

Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia é que era mulher de verdade ♫


(Ataulfo Alves e Mário Lago compuseram esta música, e a mesma foi lançada em 1942, quando minha avó ainda usava calcinha de renda. Foi regravada por vários nomes da MPB, tendo direito até a uma versão com Gabriel o Pensador e Fundo de Quintal.)



  Há quem pense que Amélia era o capacho do marido, que ela era alguém sem personalidade, subordinada aos caprichos do mesmo, mas tenho outra teoria. Segundo minha idéia em relação a isso, seria muito bom se cada um de nós tivessem um pouquinho só de Amélia. Sim, porque pra mim Amélia era uma mulher de fibra e que, embora soubesse de todas as dificuldades que enfrentava com o marido, ainda assim não desejava mais nada além de estar ali...

  Amélia era ainda jovem quando se apaixonou. Ela sabia exatamente o quanto amava aquele homem e sabia também até onde chegaria com ele.
Amélia e seu amado passaram anos juntos, até que resolveram se casar. As dificuldades de início de casamento eram grandes e os dois passavam por todas elas juntos. O marido se queixava, mas Amélia retrucava às suas reclamações, deixando claro que estava ao lado dele acontecesse o que tivesse de acontecer.
Não é verdade o que pensavam de Amélia... Acreditavam que Amélia era uma mulher triste e subordinada ao marido, cedente aos seus caprichos e simples presença de corpo na cama, mas Amélia estava longe disso. A relação dos dois era maravilhosa, eles se respeitavam e se amavam, fazendo com que toda a dificuldade que passavam fosse superada com bom humor e paciência.
Apesar de tudo Amélia tinha sonhos. Sonhava com uma casa grande e um bonito jardim, espaço para as crianças brincarem e uma boa renda, mas algo que suprisse as suas necessidades. Não queria luxo por luxo! Assim Amélia viveu longos anos com seu amado e a vida deles mudou muito, para a melhor!


  Essa é a minha interpretação para Amélia. Uma mulher com pouquíssima vaidade que se alegrava diante a um sorriso, que ria com o seu marido, que batalhava sempre, apesar de tudo. Uma mulher com características que faltam hoje dia em muitas mulheres (e homens)!

  Penso, sobretudo, que seja este um dos motivos pelo qual as relações atuais não dão certo, ou são totalmente desestruturadas, perigando a desabar a qualquer momento. Não estou culpando as mulheres por isto, de forma alguma quero desenvolver um pensamento machista. Muito pelo contrário... Acredito que muitos homens hoje em dia, como já antigamente, não se prendem a ninguém mesmo por valores estabelecidos pela própria sociedade, levando em conta aquela velha e burra idéia de que "homem que é homem, tem mais de uma mulher...", como se isso fosse algum sinal de "macheza". Assim como muitas mulheres também desistiram de ser fiéis. Isto para mim é pura ignorância.
  O que eu realmente acho é que, independente de algumas pessoas pensarem desta maneira, muitas outras querem sim uma relação de verdade, uma relação de fidelidade e companheirismo (tudo bem, eu sei que isto é quase utopia, embora ainda acredite no futuro de uma relação com todos esses valores...). E se nos permitirmos pensar sobre isso sem preconceito, veremos que muitas das vezes as relações não dão certo porque existem homens e mulheres que se prendem ao outro por motivos fúteis e banais. As relações cada vez mais tem se baseado em interesse; as pessoas ficam juntas por dinheiro, por comodidade, por verem alguma maneira de se aproveitar do outro, e que eu acho ainda pior, apenas para ter alguém do lado, mesmo que não faça nem seja feliz!

  Não sei de certo o que Ataulfo e Mário pensavam ao compor esta canção, mas se eu a compusesse teria a seguinte idéia na cabeça: Amélia seria a personificação de uma relação estruturada em cima de nobres valores: amor, companheirismo, fidelidade, alegria, vontade de fazer o outro feliz, de estar com o outro, de lutar com o outro e pelo outro. Que para mim é tudo o que falta nos relacionamentos atuais. Por isso, devemos sempre que iniciar uma relação, pensarmos se poderíamos ser ao lado desta pessoa, Amélias. Desta forma, proporcionaríamos a nós mesmos aquilo que todos procuram, a tal felicidade!





7 comentários:

Kayo Bianco disse...

Minha Amélia é você, chuchu...
Não existem Philipes, Micheis, Pedros, Leandros...e etc... que nos separem...ahushuahsuahsaush
Bjoo


P.S: Sua vó usava calcinha de renda????

Caroline Melo disse...

rsrs'

Oxii, deixa o Pedron ver isso! rsrs'

Seu bobo!! =D

Vlw pelo coments, moço'!


P.S: Uma verdade incoveniente: É... ela usava! huashashas

Unknown disse...

famílias = passados inconvenientes...fato
suhausushaus


e não adianta Carol, KY te ama xD~


mto boa a análise sobre a Amélia viu
daqui a poko vai virar campanha: por um mundo mais "Amélia" ^.~

Caroline Melo disse...

rsrs'

É... não tem jeito mesmo, Debby! Para as duas afirmativas... hehe

Rsrs'

Gostei da idéia, vou até promovê-la no orkut!

rsrs'

Pedro Pimenta disse...

Bom, nunk tive tanto prazer em ver uma teoria brilhante tão bem encorpada em um texto ao mesmo tempo que opiniões pessoais são expostas, Essa realmente é A MINHA Amélia...
Mas realmente, pra que separa-la de alguém se assim msm ela é todinhaaa minhaaa!?!?!? =D
auhauhsuahsuahuhauhasuahs

Blog Promissor amor!! Prometo sempre acompanhar!! =D

P.S: Eu sempre soube q sua avó aprontava quando era garotona...tal avó, tal neta...uahuahauhauhauh

BjoO** Amélia Melo Pimenta...auhuahauhauhauh

Caroline Melo disse...

Opiniões pessoais? Hum... rs'
Toda sua? Hum... rs'

Se minha avó aprontava... É verdadii, acho q vc tem uma breve idéia a partir da neta! rs'

Obrigada, amor! Tomara q muitas pessoas acompanhem mesmo.

Beijão,

Amélia Melo Pimenta =D

Pedro Pimenta disse...

Irão seguir, até agora o blog está brilhante amor!! =D

E sim, vc é toda minha e eu sou todo seu!! rsrsrs

BjoO** Meu amor!!